REGULAMENTO DO FANTASPORTO 2020

1. A 40ª edição do FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DO PORTO - FANTASPORTO 2020 tem lugar entre os dias 28 de Fevereiro e 7 de Março de 2020.

2. O festival tem o propósito de exibir e promover filmes de qualidade, tanto a nível estético como temático e que procurem novas visões e estilos renovados de cinema.

3. O FESTIVAL TEM AS SEGUINTES SECÇÕES:

3.1. Secções Competitivas:
3.1.1 Secção Oficial Cinema Fantástico – para filmes inéditos em Portugal. Longas- metragens e curtas-metragens exclusivamente de cariz FANTÁSTICO, sendo que estas não podem exceder 15 minutos de duração máxima, com ano de produção entre 2019 e 2020.
3.1.2. Secção Oficial Semana dos Realizadores - EXCLUSIVAMENTE para Longas-metragens inéditas em Portugal, produzidas entre 2019 e 2020. Não são aceites curtas-metragens para esta secção.
3.1.3. Secção Oficial Orient Express. exclusivamente para Longas-metragens de produção asiática, inéditas em Portugal e produzidas entre 2019 e 2020.
3.1.4. Secção Oficial Cinema Português – com duas modalidades:
3.1.4.1. Melhor Filme – para filmes absolutamente Inéditos em Portugal (curtas e longas-metragens de Ficção, Animação e Documentário,) produzidas em 2019 e 2020. São considerados filmes portugueses os que são provenientes de uma companhia produtora portuguesa (1) ou o seu realizador ou produtor terem nacionalidade portuguesa.
3.1.4.2. Melhor Escola de Cinema - escolha da melhor escola de cinema do ano, através do melhor lote de filmes selecionado por entidade reconhecida com Curso de Cinema e Audiovisuais.

3.2. Secções Não Competitivas
3.2.1. Secção Oficial Fora de Competição | Première & Panorama – exibe filmes recentes e inéditos de todos os géneros os quais merecem a atenção da Direcção do Festival.
3.2.2. Secção Oficial FantasClassics – A celebração das obras-primas do cinema de todos os tempos em particular tendo por base cópias restauradas recentemente.
3.2.3. Retrospectivas
3.2.4. Homenagens

4. O FESTIVAL TEM OS OBJECTIVOS DE:

4.1. dotar a cidade do Porto de um forum cultural de impacto internacional.
4.2. dignificar o Cinema Português e encorajar a produção de filmes em Portugal.
4.3. projectar o nome de Portugal no Mundo da indústria cinematográfica mundial.
.

5. FILMES | DOCUMENTAÇÃO E REGRAS A SEGUIR PARA A SELECÇÃO DE FILMES:

5.1. ENVIO DE SCREENER ON LINE ATÉ 1 DE DEZEMBRO 2019 acompanhado por ficha de inscrição (entry form) que pode ser pedida ou obtida no site www.fantasporto.com.
Os screeners e a ficha de inscrição (entry form) devem ser enviados para o email info@fantasporto.com. Os screeners devem ser enviados através de um qualquer sistema protegido por palavra passe e terão de estar disponíveis para visionamento até 15 de Dezembro 2019.
A data de 1 de Novembro é considerada limite para as propostas de curtas-metragens fantásticas. Estas devem cumprir os mesmos requisitos que as longas-metragens para se inscreverem.
Em ambos os casos não existem pagamentos de “fees” para se proporem a selecção.

 

5.2. As propostas serão igualmente aceites via postal. Os suportes a enviar para selecção são exclusivamente o DVD ou Blu Ray, não sendo considerada data posterior à geral no carimbo dos correios. As propostas devem ser dirigidas a FANTASPORTO | RUA ANIBAL CUNHA, 121. 4050 – 048- PORTO | PORTUGAL


5.3- Prémio de Cinema Português:
5.3.1. No caso dos filmes candidatos ao Prémio de Cinema Português- Melhor Filme, a ficha de Inscrição (entry form) deverá preenchida e ser assinada, e acompanhada por uma Declaração Formal datada, na qual os seus produtores confirmam que a exibição do Filme no Festival será em antestreia nacional absoluta. A escolha é efectuada por comité de selecção do festival.
Os screeners para selecção terão de ser enviados com link e password até 1 de Novembro 2019.
Os creeners de exibição deverão estar na posse do festival até 5 de fevereiro impreterivelmente, em Bluray, DCP ou disco duro, em MP4.
Não são aceites filmes para “download”.
Não é obrigatório que os filmes cheguem legendados em inglês.
5.3.2. No caso dos candidatos ao Prémio de Cinema Português – Melhor Escola de Cinema:
5.3.2.1. Cada candidatura deve ser acompanhada de ficha de Inscrição (entry Form) de cada filme, devidamente preenchida e assinada pelo professor responsável da entidade concorrente.
5.3.2.2. Os filmes do lote de escola deverão ser apresentados em Antestreia no festival, apenas sendo toleradas apresentações privadas na escola onde foram realizados.
5.3.2.3. O lote de escola não deve exceder 30 minutos no total.
5.3.2.4. Os filmes selecionados por cada Escola devem ser enviados em conjunto, por ordem de exibição e na sua versão definitiva.
5.3.2.5. Não serão aceites screeners para exibição que não estejam na posse do festival a 1 de fevereiro de cada edição.
5.3.2.6. Os alunos a que os filmes dizem respeito, não poderão usar os laurea ou o logotipo do festival em caso algum, dado não se tratar de uma selecção do Fantasporto mas da Escola a que pertencem. A escola pode utilizar os laurea na promoção dos filmes que seleccionou.
5.3.2.7. A selecção de filmes da Escola tem de ser entregue em suporte físico único - Bluray, DCP ou disco duro, em formato MP4 e montado já por ordem de exibição, sob pena de serem excluídos. Não são aceites filmes para “download”.
5.3.2.8. Não é obrigatório que os filmes cheguem legendados em inglês.
5.3.2.9. O júri do Prémio Cinema Português, para além do prémio para Escolas de
Cinema, pode atribuir uma Menção de Criatividade para um filme de Escola. O filme premiado com esta menção, e neste caso apenas, pode posteriormente utilizar os laurea do festival no cartaz de promoção.

5.4. SEM TODOS OS PROCEDIMENTOS ACIMA REFERENCIADOS OS FILMES PROPOSTOS NÃO SÃO CONSIDERADOS INSCRITOS NO FESTIVAL E NÃO SERÃO ANALISADOS PELO JÚRI DE SELECÇÃO.

6. APÓS SELECÇÃO /PARA EXIBIÇÃO

6.1. Os produtores, realizadores, distribuidores, escolas de cinema e agentes de vendas participantes podem apresentar curtas ou longas-metragens sob as seguintes condições:
6.1.1. Suportes aceites para exibição: DCP aberto ou BluRay . Não serão aceites filmes para fazer download.
6.1.2. Ser falado ou legendado em Inglês, se selecionado para a secção de Curtas-Metragens Fantásticas. Tal não será necessário para os filmes selecionados para o Prémio de Cinema Português.
6.1.3. Data de produção entre 2019 e 2020.
6.1.4. Ser a primeira exibição/antestreia absoluta em Portugal.
6.2. As Cópias de Exibição devem ser revistas pelos proponentes e estar obrigatoriamente na posse da organização em perfeitas condições até ao dia 1 de Fevereiro 2020.
6.3. Os filmes presentes no festival estão cobertos por um seguro contra todos os riscos, incluindo roubo, fogo, perda e estragos totais ou parciais. O seguro é extensivo a todos os filmes, qualquer que seja o seu formato.
6.4. As cópias dos filmes confiadas ao festival só serão devolvidas a pedido, e a partir do primeiro dia útil após o festival ter terminado. A devolução será paga pelo destinatário.

7. LEGENDAGEM E PROMOÇÃO

7.1. Todos os filmes selecionados para as secções oficiais, com a excepção dos candidatos ao Prémio de Cinema Português, devem ser falados em inglês ou ter legendas incorporadas em inglês no screener para exibição.
7.2. No caso das longas-metragens selecionadas para as secções oficiais, O FESTIVAL DEVERÁ TER ACESSO ATÉ 5 DE DEZEMBRO AO SEGUINTE:
7.2.1. Lista de diálogos do filme em inglês (só para longas-metragens).
7.2.2. Screener em link com password aberta até ao final do festiva,l ou DVD ou BluRay.
7.2.3. Pelo menos três (3) fotografias em alta resolução (cerca de 1MB), sendo uma a do cartaz do filme.
7.2.4. Um Dossier de Imprensa | Press Kit (caso exista).
7.2.5. Trailer online em mp4.
7.2.6. EPK para promoção em televisão em mp4 (opcional).
7.2.7. Material gráfico sobre o filme para promoção nas redes sociais.

8. Os materiais deverão ser enviados para:

FANTASPORTO
Rua Aníbal Cunha, 121
4050 - 048 Porto - Portugal
ou
através do email
info@fantasporto.com

9. A Organização do Fantasporto é responsável pela selecção dos filmes submetidos às Secções Competitivas do Festival mas delega em Júris a atribuição dos prémios. Estes júris são soberanos nas suas decisões.
9.1. A Organização do Fantasporto é responsável pela nomeação de Júris que atribuirão os Prémios Oficiais de cada edição:
9.1.1. Secção Oficial de Cinema Fantástico
O Júri Internacional da Secção Oficial de Cinema Fantástico concede os seguintes prémios:
a) Grande Prémio Fantasporto
b) Prémio Especial do Júri
Este prémio é atribuído ao filme que apresente os mais altos níveis de originalidade artística e técnica.
c)Melhor Realização
d) Melhor Actor
e) Melhor Actriz
f) Melhor Argumento
g) Melhores Efeitos Especiais ou Melhor Fotografia
h) Melhor Curta-metragem

9.1.2. Secção Oficial Semana dos Realizadores/Prémio Manoel de Oliveira
O Júri Internacional da Secção Oficial Semana dos Realizadores concede os seguintes prémios:
a) Melhor Filme da Semana dos Realizadores
b) Prémio Especial da Semana dos Realizadores
Este prémio é atribuído ao filme que apresente os mais altos níveis de originalidade artística e técnica.
c) Melhor Realizador
d) Melhor Actor
e) Melhor Actriz
f) Melhor Argumento

9.1.3. Secção Oficial Orient Express
O Júri Internacional da Secção Oficial Orient Express do Fantasporto concede os seguintes prémios:
a) Melhor Filme
b) Prémio Especial do Júri
Este prémio é atribuído ao filme que apresente os mais altos níveis de originalidade artística e técnica.

9.1.4. Secção Oficial Cinema Português
O Júri da Secção Oficial Cinema Português do Fantasporto concede os seguintes prémios:
Prémio Cinema Português - Melhor Filme
Prémio Cinema Português- Melhor Escola de Cinema

10. Os prémios do festival não se revestem de valor pecuniário, constando de troféus.

11. Os critérios de programação dos filmes em sala são da exclusiva responsabilidade dos organizadores do Festival.

12. A Comissão Organizadora do Fantasporto reserva-se o direito de decidir sobre todas as questões omissas neste Regulamento.

Contactos do festival:
FANTASPORTO
Rua Aníbal Cunha, 121
4050 - 048 Porto
Telefone 351.222058819
Email: info@fantasporto.com
Facebook: @fantasporto