"SHAME" DE STEVE MCQUEEN


Um forte candidato aos Óscares na
ABERTURA OFICIAL DO FANTASPORTO 2012

 

"SHAME" de Steve McQueen, uma obra apontada como potencial candidata aos Óscares, em especial através do seu protagonista o actor Michael Fassbender, será o filme de Abertura Oficial da 32ª edição do Fantasporto – Festival Internacional de Cinema do Porto que decorrerá entre 20 de Fevereiro e 4 de Março no Teatro Rivoli. 

Se o Fantas arranca a 20 de Fevereiro com o FORUM O FUTURO AGORA, a noite de 24 de Fevereiro marca a sua abertura oficial e o início de uma maratona onde vão ser exibidos cerca de 250 filmes, cerca de 85% em antestreia Nacional, Europeia e Mundial.
 
Vencedor dos Prémios Fipresci, Volpi Cup e “CinemAvvenire” do Festival de Cinema de Veneza, “Shame” de Steve McQueen é um drama sobre um viciado em sexo, com Carey Mulligan, a britânica nomeada para Oscar de Melhor Actriz no filme “Uma Outra Educação” e o alemão Michael Fassbender (“Sacanas Sem Lei” e “300”). Se o primeiro filme de Steve McQueen (“Hunger”) era sobre um homem sem liberdade, “Shame” é exactamente o oposto.


Poucos realizadores conseguiram transmitir o sofrimento de um viciado, neste caso em sexo, como o realizador o consegue neste "Shame". Steve Rodney McQueen nasceu em 1969, em Londres. Este multipremiado realizador conta apenas com dois filmes na sua carreira. “Hunger” de 2008 (ganhou, entre muitos outros, o Prémio “Camera D’Or” do Festival de Cannes) e “Shame” de 2011. Nesta altura etsá a preparar a sua terceira produção – “Twelve Years a Slave” – que sairá em 2013, com Brad Pitt e Michael Fassbender, que já aparenta ser um actor fetiche de Steve.

 


  • 02.05.19
    40 ANOS DE FANTASPORTO


    A cidade do Porto, belíssima cidade barroca debruçada sobre o Rio Douro e cidade “Património Mundial da Humanidade”, recebe um dos festivais de cinema cada vez mais prestigiados a nível europeu e mundial - o Fantasporto.

  • 26.11.18
    FANTASPORTO'2019 AWARDS | PREMIOS


    AWARDS FANTASPORTO 2019 and info PRÉMIOS DOS JÚRIS INTERNACIONAIS DO FANTASPORTO 2019 e informação complementar

  • 03.03.18
    PRÉMIOS FANTASPORTO 2018


    "Les Affamés" de Robin Aubert, ganha Prémio de Melhor Filme e Melhor realizador da secção oficial de Cinema Fantástico e "True Fiction" de Jin-Mook Kim, ganha Prémio de Melhor FIlme e Melhor Argumento da Secção Oficial Semana dos Realizadores.