FANTASPORTO'2018 GOES GLOBAL

FANTASPORTO'2018 GOES GLOBAL


 

Está aí de novo o Fantasporto, a 38ª edição do Festival Internacional de Cinema do Porto. De 20 de Fevereiro a 4 de Março. Como sempre um festival de descoberta. Com filmes inéditos vindos de todo o mundo. Serão cerca de 150 os filmes seleccionados. De nomes grandes do cinema, outros que o Fantas já foi dando a conhecer ao longo dos anos, outros ainda de "desconhecidos" no panorama cinematográfico em Portugal. 

Sempre antestreias em Portugal, muitos dos filmes são vencedores de prémios em importantes certames internacionais, outros serão exibidos em antestreia europeia e mundial. É um Fantas cada vez mais forte, cada vez mais direccionado para os públicos cinéfilos jovens abrindo como sempre portas aos debates, workshops, exposições, apresentações de livros, pequenos espectáculos e muito mais. Pelos filmes que vimos, vai surpreender de novo o mundo cinéfilo e não só, trazendo ao Porto cerca de duas centenas de profissionais, desde realizadores, a produtores, actores ou actrizes, mas sobretudo esse cinema a descobrir, vindo de todos os cantos do Globo. Num festival com 38 anos lá continuarão as quatro secções competitivas, a do Cinema Fantástico, Semana dos Realizadores, Orient Express e Cinema Português a quem o Fantas dá em cada ano uma importância e destaque muito especial. Só para abrir o apetite, registam-se para já, e entre muitos outros, as ANTESTREIAS MUNDIAIS de duas longas metragens portugueses, UMA VIDA SUBLIME de LUÍS DIOGO e ainda APARIÇÃO de FERNANDO VENDRELL, dois realizadores premiados, no Fantas e internacionalmente. Ainda o Cinema português com a Homenagem a Lauro António, um dos Prémios de Carreira Fantasporto de 2018. Michael Winterbotton, do qual será exibido a concurso o seu último "On the Road", receberá outro dos prémios Carreira.  Em destaque a retrospectiva do desconhecido em Portugal e internacionalmente famoso realizador chinês (de Taiwan)  Chang Tso-Chi e uma deliciosa mostra dos chamados Taiwan Black Movies com filmes remasterizados. O Porto, Património Mundial da Humanidade, merece um festival destes. Cultura e Turismo dão de novo as mãos, de forma a catapultar o nome da cidade e do evento para todo o Mundo.

Sejam Bem-Vindos ao 38º Fantasporto!

Line Up final a ser anunciado no Facebook até ao final do ano. Programação na segunda semana de Janeiro. Bilhetes à venda a partir de 1 de Fevereiro (a confirmar). Até lá adquira o seu cartão de PARTICIPANTE para ver TODO O FANTAS na sua cadeira reservada no Teatro Rivoli.

Sejam Bem-Vindos ao 38º Fantasporto!