ESTADO E AUTARQUIA GAR

ESTADO E AUTARQUIA GAR


.

34th OPORTO INTERNATIONAL FILM FESTIVAL | FANTASPORTO 2014

RIVOLI – MUNICIPAL THEATRE

 

Estado e Autarquia através de Rui Moreira garantem continuidade do seu apoio ao festival



O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, assegurou, sábado à noite, em alocução pública durante a sessão oficial de encerramento do Fantasporto – Festival Internacional de Cinema do Porto, a continuidade do apoio da autarquia ao evento.

Na sua alocução, Rui Moreira felicitou pessoalmente Beatriz Pacheco Pereira e Mário Dorminsky, organizadores do Fantasporto, pelo empenho e persistência na realização do festival, que encerrou ontem oficialmente a sua 34ª edição.

“A autarquia continuará a apoiar o Fantasporto dentro das suas possibilidades”, afirmou o autarca, que se afirmou como frequentador “há muitos anos” do Fantasporto, desde os tempos iniciais do festival, quando se realizava no Teatro Carlos Alberto, após o que se mudou, há duas décadas, para o Rivoli Teatro Municipal.

“O Rivoli é para o público e devia estar sempre cheio como está hoje, é para isso que ele existe”, afirmou Rui Moreira.

A 34ª edição do Fantasporto, que se iniciou a 28 de Fevereiro e hoje termina no Rivoli Teatro Municipal, no Porto, com a exibição dos filmes premiados.

Em representação do secretário de Estado da Cultura, falou também na cerimónia a actual presidente da Direcção do Instituto do Cinema e Audiovisuais (ICA), Filomena Serras Pereira, que sublinhou a importância de eventos como o Fantasporto fazerem regressar o cinema ao centro da cidade, de que está ausente há mais de duas décadas, com a deslocação da exibição cinematográfica para os complexos “multiplex” situados nos grandes centros comerciais da periferias da cidade.

Filomena Serras Pereira garantiu também a continuidade do apoio do ICA ao Fantasporto, que elogiou, assim como os seus organizadores.

Mário Dorminsky, que co-dirige o festival com Beatriz Pacheco Pereira, agradeceu todo o apoio dado pelas entidades oficiais e privadas ao evento, “realizado este ano em circunstâncias excepcionalmente difíceis” e anunciou já as datas para a edição do próximo ano – 27 de Fevereiro a 7 de Março de 2015 – quando o Fantasporto celebrará 35 anos.

Os presidentes dos dois júris internacionais do 34º Fantasporto – Ian Smith, editor da revista britânica “Courzon” e do International Film Guide, e Vassilis Mazomenos, realizador e ex-director do Greek Film Center – fizeram também breves alocuções em que sublinharam a importância e projecção internacional do Fantasporto, assim como “a qualidade muito elevada” da programação das secções competitivas de Cinema Fantástico e Semana dos Realizadores, a que, respectivamente, presidiram.