AS ESTRELAS DO CINEMA FRANCÊS

AS ESTRELAS DO CINEMA FRANCÊS


Glamour e paixão no Fantasporto


O cinema francês marca presença na 33ª edição do Fantasporto com uma retrospectiva aos grandes nomes dos anos dourados daquela cinematografia, com o apoio do Institut Français Portugal.  As estrelas do cinema francês inundam a tela do Teatro Rivoli, entre os dias 25 de Fevereiro e 10 de Março. De Sandrine Bonnaire a Simone Signoret, passando por Jeanne Moreau, Jean Marais, Jacqueline Bisset ou Isabelle Huppert.

 
Se não há Cinema sem paixão e se não há paixão sem glamour, as estrelas são a face mais visível do cinema. Ainda que muitas vezes se confunda o star system com o cinema americano, no panorama europeu o cinema francês tem sido o que ao longo das décadas melhor tem trabalhado o glamour e as vedetas na promoção dos seus filmes.

O Fantasporto 2013 recupera os grandes rostos do período dourado do cinema gaulês, numa retrospectiva onde abundam as estrelas no ecrã. Sete filmes dos mais conceituados realizadores - De Agnés Varda a Claude Chabrol, de Alain Resnais a Jacques Demy - em sete géneros que confirmam a diversidade do fantástico, do imaginário e do realismo. Muito mais que sete são as estrelas que ilustram esta significativa retrospectiva que será complementada com uma exposição de fotos da colecção de Jean Loup Passek.

Rostos de uma fotogenia excepcional, que marcaram o imaginário de milhões de espectadores como Jean Marais, Jeanne Moreau, Simone Signoret, Delphine Seyrig, entre os mais veteranos, dão lugar a uma nova geração onde pontuam Isabelle Huppert ou Sandrine Bonnaire, demonstrando que as vedetas passam sucessivas gerações.

Sendo as estrelas quem dá corpo e voz aos filmes, esta é também uma oportunidade rara para se reverem clássicos em tela grande, cumprindo assim uma missão fundamental dos festivais que é a de recuperar as melhores memórias do cinema.
 

Lista de filmes a apresentar na retrospectiva:


Isabelle Huppert/Sandrine Bonnaire/ Jacqueline Bisset
La Céremonie- Claude Chabrol- 112’-1995 – Fra/Alem

Simone Signoret
Casque D’Or- Jacques Becker- 96’-1952- Fra

Delphine Seyrig
L’Année Dernière à Marienbad- Alain Resnais- 94’- 1961- Fra/Ita

Catherine Deneuve / Jean Marais/Jacques Perrin/ Micheline Presle
Peau D’Âne- Jacques Demy- 90’-1970-  Fra

Jeanne Moreau/ Maurice Ronet
Ascenseur pour L´Échafaud- Louis  Malle- 88’- 1958- Fra

Michèle Morgan
Quai des Brumes - Marcel Carne – 91’ - 1938 - Fra

Sandrine Bonnaire
Sains Toit et Loi (Vagabond) - Agnés Varda – 105’ - 1985 – Fra


  • 30.11.18
    50 ANOS DE EASY RIDER NA PRÉ ABERTURA


    De 19 de Fevereiro a 3 de Março TEATRO RIVOLI RECEBE O 39º FANTASPORTO SOB O TEMA OS DESAFIOS DA MODERNIDADE LIVRE-TRÂNSITOS JÁ À VENDA APENAS POR 60 euros

  • 26.11.18
    ENTRIES CLOSE DECEMBER 5TH


    Fantasporto’2019 | Oporto International Film Festival remember that the entries for features for the 39th annual iconic festival will close December 5th.

  • 03.03.18
    PRÉMIOS FANTASPORTO 2018


    "Les Affamés" de Robin Aubert, ganha Prémio de Melhor Filme e Melhor realizador da secção oficial de Cinema Fantástico e "True Fiction" de Jin-Mook Kim, ganha Prémio de Melhor FIlme e Melhor Argumento da Secção Oficial Semana dos Realizadores.